Batismo - Pastoral Familiar

A celebração do batismo é realizada no segundo domingo de cada mês às 9h, e o curso de preparação para pais e padrinhos são aos sábados na véspera, dando início às 19h na igreja matriz.

Na preparação, os catequistas procuram ajudar os pais e os padrinhos a optarem livremente por Jesus e pelo Evangelho, deixando claro que quando somos batizados assumimos a missão de continuar a evangelização de Jesus Cristo. Missão esta que nos faz ser discípulos do Filho de Deus.

Orientamos também os pais e os padrinhos para acompanhar o crescimento na verdadeira fé dos filhos batizados, precisando dar exemplo de cristãos autênticos, vivendo uma catequese na família, que assim é mais fácil de viver os aspectos fundamentais do batismo: a vida nova dada por meio dele, o relacionamento da pessoa com Deus e com a comunidade eclesial.

Portanto, os que fazem parte da Pastoral Familiar, setor batismo, tem o compromisso de incentivar às pessoas a reconhecerem os motivos mais profundos desse sacramento.

E para facilitar o trabalho pastoral os catequistas se reúnem mensalmente para estudarem textos bíblicos, o catecismo da igreja católica, livros e textos que ajudam a desenvolver o curso para o batismo.