DECRETO DE EREÇÃO DA PARÓQUIA DE SENHORA SANT'ANA

DIOCESE DE SOBRAL
Dom Antonio Fernando Saburido, O.S.B.
Secundum Verbum Tuum
Por mercê de Deus e da Sana Sé Apostólica
Bispo Diocesano de Sobral

Aos que o presente decreto virem
Saudação de paz e bênçãos de nosso Senhor Jesus Cristo!

Decreto de ereção da Paróquia de Senhora Sant’Ana na cidade de Varjota – CE.

Considerando a necessidade de promover e assegurar o bem espiritual dos fiéis confiados a nossa solicitude pastoral, ouvido o Conselho Presbiteral, à norma Cân 515§ 2 do Código de Direito Canônico, havemos por bem decretar, como de fato DECRETAMOS, que fica criada a Paróquia de Senhora Sant’Ana, em Varjota, desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Reriutaba.
A Igreja Matriz da Nova Paróquia será a atual Capela de Sant’Ana, a qual, a partir desta data, competem todos os direitos de igreja paroquial, de acordo com as vigentes prescrições do Direito Canônico.
A referida Paróquia terá a cidade de Varjota como sede, abrangendo todo o território do município, constando das comunidades que se localizam dentro da seguinte limitação: ao Norte, as comunidades de Salgado e Olho D’água dos Trajanos até o seu encontro com as comunidades de Soledade e Juré, pertencentes à Paróquia de Reriutaba; a Leste, as comunidades que estão à margem esquerda do Rio Acaraú e Vila Nayara, fazendo limite com a margem direita da rodovia que liga a CE 183 ao Macaraú, pertencente à Paróquia de Cariré; ao Sul, as comunidades de Croata dos Martins, Angelim e Jatobá, até o seu encontro com as comunidades de Otavilândia e Croata dos Penhas, pertencentes à Área Pastoral de Pires Ferreira; a Oeste, com as comunidades de Ipueiras de Cima, até o seu encontro com a comunidade de Carnaúba, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Reriutaba.
Assim seja a Paróquia estavelmente constituída como comunidade de fiéis aos cuidados do Pároco como seu pastor próprio, em comunhão com a autoridade diocesana, centro dinamizador da vida e da comunhão da igreja, para a maior glória de Deus e bem dos fiéis.
O presente Decreto deverá ser lido publicamente na instalação da nova Paróquia, bem como na Paróquia de Reriutaba, e ser transcrito no livro de tombo das mencionadas Paróquias.
Dado e passado em nossa Cúria Diocesana, na cidade de Sobral, sob nossa firma e o selo de nossas armas episcopais.

Sobral-Ce, 09 de fevereiro de 2008

A SECRETARIA PAROQUIAL

A Secretaria da Pároquia de Senhora Sant'Ana está localizada à Rua Artur Ramos, S/N, CEPAF - Centro - Varjota - Ceará. A mesma conta com o seguinte horário de atendimento:

Segunda a Sexta-feira:
Manhã – 7h:30 às 11h:30h
Tarde – 14h às 17h

Sábado:
Manhã - 8:00 às 11:30h

Dias de confissões na igreja matriz

A Paróquia dispõe de um calendário de confissões, a fim de que todos os fiéis possam confessar-se sempre que houver necessidade.
O Pároco atende aos fiéis às quintas-feiras no horário de 16:00 às 17:00h, e aos domingos.

Horário de missas na igreja matriz

Os fiéis da Paróquia de Senhora Sant’Ana, através da iniciativa do Pároco Pe. Eufrazio, dispõem de missas em diversos horários, afim de que possam aproximar-se cada vez mais do amor de Deus através de celebrações que acontecem nos seguintes dias e horários:
- Quintas-feiras: às 19h
- Domingos: 7h:30 e às 19h

Dia de adoração na igreja matriz

A adoração ao Santíssimo acontece todas as quintas-feiras no horário de 8h às 19h.