Escrito por João Paulo

O novenário, além de envolver os fiéis da comunidade, também contou com a participação de devotos de várias comunidades paroquiais e cidades vizinhas.

Na manhã da última quarta-feira, 13, dia de Santa Luzia, a comunidade de Croatá dos Martins encerrou a festa de sua padroeira. Ao todo, foram 11 dias de festa, desde a abertura no dia 3 com queima de fogos, café comunitário e carreata, ao encerramento com a missa solene presidida por padre Jacó, pároco de Varjota.

A festa deste ano abordou a mesma temática do Ano Nacional do Laicato, cujo tema é “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na 'Igreja em saída', a serviço do Reino" e lema "Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5, 13-14). Assim, além refletirem sobre os subtemas destinados para cada noite, os fiéis também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o papel dos leigos na Igreja.

É uma alegria muito grande poder como sacerdote, incentivar os cristãos batizados a reconhecerem a profundidade, a largueza, o valor do seu batismo, o valor de viver e propagar a fé, especialmente nos locais que não conhecem a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cada batizado, cada leigo tem sua missão de ser sal e de ser luz no mundo, transformando as realidades da nossa sociedade”, afirma Pe. Jacó, em entrevista concedida à Pascom no final da santa missa.

O Pároco também enfatizou a importância do Ano Nacional do Laicato para os fiéis: “Este ano do Laicato cai como uma bênção toda especial para cada vez mais conscientizar a missão de cada batizado na transformação de um mundo novo. Santa Luzia, grande leiga, virgem mártir, deu a vida pela causa do Evangelho. Guardou sua pureza, guardou sua virgindade, sua santidade e acima de tudo, testemunhou sua fé. Neste ano em que nós celebramos o Ano do Laicato, é muito importante olharmos para Santa Luzia nesse aspecto: uma batizada que viveu a fé em tempos de perseguição, mas que testemunhou dando sua vida pela causa da evangelização”, conclui.

A programação da festa, além de direcionar os fiéis para as reflexões propostas, também proporcionou momentos de convivência Foto: Coordenação da capela - Café comunitário na abertura dos festejosFoto: Coordenação da capela - Café comunitário na abertura dos festejossocial todas as noites, disponibilizando um ambiente para a comunidade se confraternizar após cada celebração, o “espaço da família”, onde além de oferecer comidas típicas, também proporcionou à comunidade apresentações culturais e promoções em prol da capela.

Na mensagem de agradecimento, ao final da missa solene no dia da padroeira, a coordenação da capela fez uma retrospectiva da caminhada da comunidade durante os festejos, e ainda aproveitou para salientar alguns fatos de destaque durante esses dias: “(...) e o que nos deixa mais felizes é ver como foi contagiante os casamentos comunitários, que a cada ano observamos a empolgação dos casais dá seu sim para o Senhor. Falando também do batismo, que foi significante tornar as crianças em cristãos para o Senhor. Vamos falar também da investidura dos nossos acólitos. Um sonho que foi realizado”, afirma.

Ainda na mensagem de agradecimento, a coordenação também enfatiza a participação do pároco durante os dias de festa e na caminhada da comunidade. É a primeira festa em Croatá dos Martins que Pe. Jacó participa após assumir seu pastoreio em Varjota, em fevereiro deste ano.

Veja a reportagem em vídeo.

Foto: KDdesignphoto I Shutterstock

Como transformar 5 fraquezas comuns em pontos fortes

Ago 23, 2018
Você não elimina um mau hábito ou tendência – você trabalha para transformá-lo O…
33

Papa escreve ao teólogo Walford: a Amoris Laetitia deve ser lida na íntegra

Ago 23, 2018
Carta do Papa a Stephen Walford teólogo e pai da família como agradecimento por sua…
32

Paróquia Senhora Sant’Ana celebra Semana Nacional da Família

Ago 22, 2018
Com novenas e celebrações nos setores e comunidades, a Paróquia Senhora Sant’Ana celebrou…
43

Abusos na Igreja: a carta do Papa aos fiéis

Ago 21, 2018
Francisco escreveu uma carta a todo o Povo de Deus para falar da "vergonha" provocada…
20
Foto: Wesley Almeida / cancaonova.com

Como discernir o que é sinal de Deus?

Ago 21, 2018
É necessário ter cuidado e discernir sinceramente se estamos diante do que é um…
21

O poder da bênção de um padre

Ago 21, 2018
Um gesto simples que pode trazer graças especiais para a sua vida Em toda Santa Missa…
35

Dublin. Papa Francisco: rezemos por todas as famílias do mundo

Ago 21, 2018
Tuíte do Papa Francisco para o Encontro Mundial das Famílias que começa hoje em Dublin.…
21

Encontro Mundial das Famílias começa hoje em Dublin

Ago 21, 2018
Cerimônia de abertura será realizada simultaneamente em todas as dioceses da Irlanda.…
25