Escrito por João Paulo

O novenário, além de envolver os fiéis da comunidade, também contou com a participação de devotos de várias comunidades paroquiais e cidades vizinhas.

Na manhã da última quarta-feira, 13, dia de Santa Luzia, a comunidade de Croatá dos Martins encerrou a festa de sua padroeira. Ao todo, foram 11 dias de festa, desde a abertura no dia 3 com queima de fogos, café comunitário e carreata, ao encerramento com a missa solene presidida por padre Jacó, pároco de Varjota.

A festa deste ano abordou a mesma temática do Ano Nacional do Laicato, cujo tema é “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na 'Igreja em saída', a serviço do Reino" e lema "Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5, 13-14). Assim, além refletirem sobre os subtemas destinados para cada noite, os fiéis também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o papel dos leigos na Igreja.

É uma alegria muito grande poder como sacerdote, incentivar os cristãos batizados a reconhecerem a profundidade, a largueza, o valor do seu batismo, o valor de viver e propagar a fé, especialmente nos locais que não conhecem a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cada batizado, cada leigo tem sua missão de ser sal e de ser luz no mundo, transformando as realidades da nossa sociedade”, afirma Pe. Jacó, em entrevista concedida à Pascom no final da santa missa.

O Pároco também enfatizou a importância do Ano Nacional do Laicato para os fiéis: “Este ano do Laicato cai como uma bênção toda especial para cada vez mais conscientizar a missão de cada batizado na transformação de um mundo novo. Santa Luzia, grande leiga, virgem mártir, deu a vida pela causa do Evangelho. Guardou sua pureza, guardou sua virgindade, sua santidade e acima de tudo, testemunhou sua fé. Neste ano em que nós celebramos o Ano do Laicato, é muito importante olharmos para Santa Luzia nesse aspecto: uma batizada que viveu a fé em tempos de perseguição, mas que testemunhou dando sua vida pela causa da evangelização”, conclui.

A programação da festa, além de direcionar os fiéis para as reflexões propostas, também proporcionou momentos de convivência Foto: Coordenação da capela - Café comunitário na abertura dos festejosFoto: Coordenação da capela - Café comunitário na abertura dos festejossocial todas as noites, disponibilizando um ambiente para a comunidade se confraternizar após cada celebração, o “espaço da família”, onde além de oferecer comidas típicas, também proporcionou à comunidade apresentações culturais e promoções em prol da capela.

Na mensagem de agradecimento, ao final da missa solene no dia da padroeira, a coordenação da capela fez uma retrospectiva da caminhada da comunidade durante os festejos, e ainda aproveitou para salientar alguns fatos de destaque durante esses dias: “(...) e o que nos deixa mais felizes é ver como foi contagiante os casamentos comunitários, que a cada ano observamos a empolgação dos casais dá seu sim para o Senhor. Falando também do batismo, que foi significante tornar as crianças em cristãos para o Senhor. Vamos falar também da investidura dos nossos acólitos. Um sonho que foi realizado”, afirma.

Ainda na mensagem de agradecimento, a coordenação também enfatiza a participação do pároco durante os dias de festa e na caminhada da comunidade. É a primeira festa em Croatá dos Martins que Pe. Jacó participa após assumir seu pastoreio em Varjota, em fevereiro deste ano.

Veja a reportagem em vídeo.

Papa Francisco: a rivalidade e a vanglória causam guerras

Nov 05, 2018
O Papa Francisco celebrou a missa na Casa Santa Marta e recordou que na vida não se deve…
10

Papa a jovens franceses: diálogo deve ser feito com a mente, o coração e as mãos

Out 30, 2018
Um grupo de jovens franceses passou um mês na Província argentina de La Rioja, onde foram…
20

Coleta Missionária, dias 20 e 21/10, visa apoiar o trabalho missionário da Igreja no mundo

Out 17, 2018
Nos próximos dias 20 e 21 de outubro, as comunidades e paróquias católicas realizam em…
36

Jovens do Brasil compartilham experiências efetivas no Sínodo 2018

Out 17, 2018
Ao iniciar a terceira e conclusiva fase do Sínodo dos Bispos no Vaticano, direcionada à…
24

Audiência: não amar é o primeiro passo para matar

Out 17, 2018
Como na semana passada, Francisco aprofundou a quinta palavra do Decálogo: ‘não matarás’,…
25

Papa: é possível sonhar um mundo sem fome. Falta vontade política

Out 16, 2018
“Podemos sonhar um futuro sem fome, mas isso só é legítimo se nos envolvermos em…
29

Pastoral da Comunicação realiza visita missionária na Comunidade Capoeiras

Out 16, 2018
A visita acontece por ocasião do Mês Missionário, em que a Igreja é convidada a…
804

Conselhos de Santa Teresinha para você aprender a lidar com pessoas antipáticas

Out 10, 2018
Ela também não foi uma pessoa fácil, mas aprendeu a dominar a arte da empatia Santa…
43