Para viver bem

Aqueles que usam bem seu tempo vivem duas vezes: estas atitudes simples irão certamente ajudá-lo(a)

O tempo, grande aliado ou inimigo, para nós, pode ser muito difícil gerenciar. O tempo é a maior riqueza que possuímos. O tempo perdido é uma das poucas coisas da vida que nunca podemos recuperar. O tempo é a nossa vida, já que tudo o que nos acontece ocorre durante o tempo que a nossa vida dura. Nós somos o que somos, mas mostramos o que somos através do que fazemos, e tudo o que fazemos exige o uso do nosso tempo. Aqui estão algumas dicas práticas baseadas em treinamento pessoal saudável derivado da psicologia positiva.

1- Trabalhar nas prioridades. Faça uma lista de suas prioridades e tente fazer a atividade mais difícil pela manhã quando sua energia e concentração estiverem no auge. Aprender a priorizar é uma boa maneira de aprender a ser eficaz. Aplique-se nas tarefas mais complexas o mais rápido possível. Quanto mais você as adiar, mais difícil será para você fazê-las. Atribua um horário específico para o que é mais importante.
2- Planejar eventos de acordo com os objetivos. Completamos os objetivos mais rapidamente quando temos um prazo. O uso fiel de um planejador diário é essencial para que possamos ter uma visão geral completa do ano.
3- Não improvisar sua semana. Organize sua semana designando dias específicos para realizar tarefas específicas. Por exemplo, use segundas e quartas-feiras para se concentrar em ver clientes e fazer vendas; mantenha as terças e quintas-feiras para escrever cartas e trabalhar em estratégia, e as sextas-feiras, trabalhe pela manhã e estude à tarde. Os fins de semana são para atividades livres, esportes, lazer… E assim por diante. Definir com critério seu uso diário de tempo ao longo da semana é uma ótima ferramenta para aumentar a eficácia.
4- Tentar comunicar-se claramente. Lide com as situações de frente. Não tente adivinhar o que alguém queria dizer em um e-mail confuso; simplesmente vá e lhe pergunte. Isso economizará tempo e energia e evitará erros. Uma comunicação clara é a chave.
5- Cultivar a arte da delegação. Aprenda a delegar mais tarefas. Quando você realmente começar a fazê-lo, você perceberá como seu papel e seu trabalho alcançarão o próximo nível. Compreenda quais atividades você faz bem e delegue para outras pessoas as atividades que realmente não são sua área de competência. Para delegar efetivamente, você precisa agir com previsão. Para esse fim, é uma boa ideia dedicar alguns minutos a cada dia para organizar cada hora para seu melhor proveito.
6- Procurar o equilíbrio no seu uso do tempo. Registre o que você faz a cada hora por uma semana – desde quando você se levanta até quando você vai dormir. Desta forma, você poderá ver se você precisa ou não fazer mudanças em sua vida e sua agenda para alcançar um maior equilíbrio: tempo para dormir, comer, socializar, passar um tempo agradável com sua família etc., respeitando suas horas de trabalho de acordo com as prioridades que você definiu.
7- Dar importância ao exercício e ao descanso. Pessoas que têm muito trabalho a fazer geralmente esquecem de cuidar de seus corpos. Fazer exercícios regulares irá ajudá-lo a eliminar toxinas, ter mais energia, aumentar sua concentração e dormir melhor. Negligenciar sua própria saúde física é a pior maneira de gerenciar uma agenda muito ocupada.
8- Fortalecer sua capacidade de concentração. Às vezes, você precisa diminuir a velocidade para fazer melhor um trabalho. No entanto, você trabalhará mais rápido se você reduzir suas distrações e se concentrar em apenas uma tarefa. Aprenda a dizer “não” às distrações e a outras pessoas quando se concentrar em tarefas que você precisa cuidar antes de um prazo específico.
9- Relaxar. Uma boa risada todos os dias é essencial para reduzir a tensão. Ser responsável não precisa nos levar a ver tudo tão a sério que não sabemos mais aproveitar a vida. Dar a cada coisa a sua importância adequada – nem mais nem menos – é essencial para permitir que nossa psique funcione de forma pacífica e produtiva.

Aqueles que usam bem seu tempo vivem duas vezes. O mais importante não é apenas a nossa eficácia na realização de nossas tarefas, quer sejam profissionais, pessoais ou familiares; em vez disso, o que importa é que, quando você usa seu tempo bem, você também tem mais tempo disponível para gastar com seus entes queridos, que é a verdadeira substância da qualidade de vida.

Fonte: Aleteia

Categoria: