Diante da mais grave crise ambiental e aquífera pela qual passa o país, cientistas, especialistas e líderes espirituais se reúnem entre os dias 11 e 12 de janeiro, em Brasília (DF), para debater a importância da preservação dos recursos hídricos do planeta. O seminário “Águas pela Paz – II Seminário Internacional Água e Transdiciplinaridade” promoverá a discussão a respeito da sustentabilidade e será um dos eventos preparatórios para o 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado pela primeira vez, no Hemisfério Sul, em março de 2018, também na Capital Federal.

A programação do encontro inclui palestras, painéis, oficinas e debates. Uma das propostas é discutir formas de garantir a conservação e o uso consciente da água no planeta. Os painéis temáticos irão abordar assuntos como o “saber das tradições na relação com a água”, “o papel das plataformas internacionais na articulação de atores locais”, “a função da pesquisa transdisciplinar no avanço do conhecimento”, “a medição de conflitos na gestão da água e do território” bem como “o papel da educação e da cultura neste contexto”. Todos os debates são abertos ao público e acontecerão no Museu da República.

Além de discutir a cultura da paz e o compartilhamento da água entre povos e nações, o seminário abordará uma visão ampliada em perspectiva internacional, intercultural e espiritual, com base na solidariedade, no respeito aos valores e direitos humanos universais. Além de dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, para compor o corpo técnico do evento foram convidados nomes de peso como o Biofísico, Berverly Rubik e o embaixador de Água e Patrimônio do ICOMOS na Holanda, Henk Van Schaik. No grupo de ativistas estão Oscar Rivas, ex-ministro de meio ambiente do Paraguai e fundador da ONG Sobrevivência e Álvoro Tukano, liderança indígena e diretor do Memorial dos Povos Indígenas.

Para tratar da pauta espiritual, o evento contará com a presença do líder humanitário e um dos idealizadores do seminário, Sri Prem Baba, que ministrará a palestra magna; monge Sato, residente do Templo Shin Budista; Babalorisa Ogun Tòórikpe, fundador da comunidade religiosa Ilé Asé Opo Osogunlade, entre outros representantes de tradições. Ao final do evento, o documento “Carta Águas pela Paz” será apresentado como contribuição ao 8º Fórum Mundial da Água e ao Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA).

8º Fórum Mundial da Água – Em março de 2018, Brasília receberá o maior evento da agenda de água do mundo. É a primeira vez que o evento acontecerá no Hemisfério Sul e há uma expectativa de reunir cerca de 40 mil representantes de 170 países. O Fórum Mundial da Água, que ocorre a cada três anos, acontecerá no Centro de Convenções Ulisses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasíliua de 18 a 23 de março de 2018.

Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA – Acontece como evento paralelo ao Fórum Mundial da Água questionando os interesses que estão por trás dos organizadores do evento oficial e defendendo a bandeira de que “Água não é mercadoria”. O FAMA acontecerá de 17 a 22 de março de 2018 e terá como culminância uma marcha pela Esplanada dos Ministérios.

Confira o site do evento.

Fonte: CNBB

Foto: KDdesignphoto I Shutterstock

Como transformar 5 fraquezas comuns em pontos fortes

Ago 23, 2018
Você não elimina um mau hábito ou tendência – você trabalha para transformá-lo O…
34

Papa escreve ao teólogo Walford: a Amoris Laetitia deve ser lida na íntegra

Ago 23, 2018
Carta do Papa a Stephen Walford teólogo e pai da família como agradecimento por sua…
32

Paróquia Senhora Sant’Ana celebra Semana Nacional da Família

Ago 22, 2018
Com novenas e celebrações nos setores e comunidades, a Paróquia Senhora Sant’Ana celebrou…
44

Abusos na Igreja: a carta do Papa aos fiéis

Ago 21, 2018
Francisco escreveu uma carta a todo o Povo de Deus para falar da "vergonha" provocada…
20
Foto: Wesley Almeida / cancaonova.com

Como discernir o que é sinal de Deus?

Ago 21, 2018
É necessário ter cuidado e discernir sinceramente se estamos diante do que é um…
21

O poder da bênção de um padre

Ago 21, 2018
Um gesto simples que pode trazer graças especiais para a sua vida Em toda Santa Missa…
36

Dublin. Papa Francisco: rezemos por todas as famílias do mundo

Ago 21, 2018
Tuíte do Papa Francisco para o Encontro Mundial das Famílias que começa hoje em Dublin.…
21

Encontro Mundial das Famílias começa hoje em Dublin

Ago 21, 2018
Cerimônia de abertura será realizada simultaneamente em todas as dioceses da Irlanda.…
26