Com tema Mariano, romaria refletirá sobre o protagonismo leigo dos jovens segundo o modelo missionário de Maria

No dia 21 de abril, jovens de todo o Brasil participarão da Romaria Nacional da Juventude. Organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela Pastoral Juvenil e pelos Jovens de Maria, a caminhada tem como destino o Santuário Nacional de Aparecida

O tema de 2018 é “Maria: modelo de jovem leigo e leiga”, que reflete sobre o protagonismo leigo dos jovens de todo o Brasil, que tem na Mãe de Deus, inspiração e modelo de vida missionária. A temática é baseada no “Ano do Laicato” proposto pela CNBB. “A Igreja e a sociedade precisam e muito da alegria, da esperança, da coragem e da criatividade e do compromisso missionário de nossa juventude”, afirmou Dom Vilson, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.

Por mais de 30 anos, a juventude brasileira realiza romarias ao Santuário Nacional, mas foi especificamente em 2015, após a vigília de lançamento do Projeto “Rota 300”, que a iniciativa ganhou cunho nacional. Para o assessor da CEPJ, padre Antônio Ramos, a Romaria fortalece a unidade das diversas juventudes da Igreja.

Programação

A acolhida da juventude no Santuário começa às 8h. As formações nas tendas e auditórios serão iniciadas às 9h. Os jovens serão divididos pelas expressões juvenis: Congregações, Novas Comunidades, Pastorais da Juventude e Movimentos. As Congregações e as Novas Comunidades ficarão localizadas ao lado da Capela da Ressurreição, as Pastorais da Juventude, no Salão dos três pescadores, e os Movimentos, no Auditório Noé Sotillo, ambos no subsolo do Santuário.

Todas as atividades começarão com a Catequese sobre o tema da Romaria, liderada por um Bispo. Além disso, os jovens contarão com teatros, músicas, dinâmicas e animações. Após o almoço, a juventude participa da Catequese comandada pelo Professor Laudelino Augusto dos Santos, assessor da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, sobre o Ano do Laicato. Em seguida, os jovens participarão da Consagração à Nossa Senhora Aparecida.

O encerramento da Romaria acontece com a Santa Missa de envio às 18h e, na sequência haverá um show com a cantora católica Adriana Arydes, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider.

Inscrições

Os jovens e as caravanas interessadas em participar da Romaria Nacional da Juventude 2018 podem se inscrever no site do Jovens Conectados, por meio de um formulário online (www.goo.gl/rV8fjF).

Fonte: Canção Nova, com Jovens Conectados

Pastoral da Pessoa Idosa realiza confraternização de Páscoa

Abr 20, 2018
Além dos agentes que compõem o grupo, a confraternização teve como público os idosos que…
45
batismo espirito

O que é “Batismo no Espírito” ou “Efusão do Espírito”?

Abr 20, 2018
A graça de um novo Pentecostes Um dos pré-requisitos para ser membro de um Grupo de…
1

Qual é o melhor momento para rezar?

Abr 20, 2018
Sabe quando ninguém é capaz de entender realmente o que você está sentindo? Nesse exato…
2

A verdadeira alegria está no encontro pessoal com Deus

Abr 20, 2018
A verdadeira alegria está no encontro com Deus. No mundo atual em que vivemos, tão…
3

Papa em Alessano: Livrar-se dos sinais do poder, para dar espaço ao poder dos sinais

Abr 20, 2018
Diante da "tentação recorrente" de apegar-se aos "poderosos de plantão", escolhemos os…
1

Mês Missionário Extraordinário é apresentado aos bispos durante 56ª AG

Abr 20, 2018
Foi apresentado durante a 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do…
1

Bispos reunidos em sua 56ª Assembleia Geral enviam mensagem ao povo de Deus

Abr 20, 2018
O cardeal Sergio da Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)…
3

Papa Francisco: não existe evangelização de poltrona

Abr 19, 2018
Em sua homilia, Francisco destacou que é o Espírito quem impulsiona os cristãos à…
1