Escrito por João Paulo

Motivados pela mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, os agentes da Pastoral da Comunicação da Paróquia Senhora Sant’Ana participaram de uma palestra sobre Fake News. O evento aconteceu no último domingo, 13, no Centro de Pastoral Dom Antonio Fernando Saburido, em Varjota.

As notícias falsas nas mídias foram o centro das discussões durante a palestra. Uma abordagem que esteve em consonância com a mensagem central para 52º DMCS, que neste ano trouxe como tema: «"A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). Fake news e jornalismo de paz». Assim, norteados pela mensagem do Sumo Pontífice, o Papa Francisco, os palestrantes Samille Sá e João Paulo Oliveira proporcionaram uma reflexão sobre os cuidados a serem tomados diante das notícias e/ou informações que circulam nas mídias, sobretudo nas redes sociais.

Os jornalistas ainda falaram de como as notícias falsas podem ser perigosas. Reforçando através de exemplos, como as notícias distorcidas e infundadas podem alterar negativamente situações cotidianas, deixando vítimas, inclusive em alguns casos, em situações irreversíveis com determinadas exposições.

É a primeira vez que uma discussão nesse formato acontece em Varjota. Nesse sentido, a palestra foi aberta ao público e, além da Pascom, outros representantes da comunidade estiveram presentes participando e interagindo com os jornalistas.

De acordo com Joana Rocha, agente da PasCom, o tema Fake News foi de “suma importância”, e acrescenta: “usando as palavras dos nossos palestrantes dirigentes, como eles mesmo falaram, tão bom seria se mais pessoas pudessem estar presentes e ter tirado proveito o tanto que a gente tirou... saber da importância que é, ‘esse assunto’ tanto para eles quanto para nós que estamos interligados com a comunicação”. A participante ainda afirma: “tenho certeza que cada um aproveitou ao máximo, pois além de tirar muitas dúvidas, o repasse foi muito bem esclarecido, e sem falar que as dicas foram muito enriquecedoras, desde as mínimas quanto às maiores. Parabéns aos excelentes profissionais; Samille e João Paulo. Aguardaremos pelos próximos”, conclui.

Além da palestra os agentes da Pascom iniciaram as atividades do dia participando da missa solene na festa da Ascensão do Senhor, celebração que a eles também foi dedicada.

Pastoral da Comunicação realiza visita missionária na Comunidade Capoeiras

Out 16, 2018
A visita acontece por ocasião do Mês Missionário, em que a Igreja é convidada a…
758

Conselhos de Santa Teresinha para você aprender a lidar com pessoas antipáticas

Out 10, 2018
Ela também não foi uma pessoa fácil, mas aprendeu a dominar a arte da empatia Santa…
10

Conheça a Oração de São João Paulo II a Nossa Senhora Aparecida

Out 10, 2018
Exatamente há 38 anos, em 4 de julho de 1980, o Papa João Paulo II visitava a cidade de…
3

Audiência: Deus é amante da vida. Não desprezá-la

Out 10, 2018
O Papa Francisco realizou a Audiência Geral com os fiéis e peregrinos na Praça São Pedro…
1

Sínodo. Card. Filoni: a dinamicidade dos jovens é riqueza para a Igreja

Out 08, 2018
“É importante que o mundo inteiro, não somente a Igreja, mas também por exemplo a…
4

Dicastério para os Leigos fica ainda mais "brasileiro"

Out 08, 2018
O prefeito da Congregação para a Vida Consagrada, Card. João Braz de Aviz; o Bispo…
3

Papa: leigos e pastores não tenham medo de sujar as mãos

Out 08, 2018
Na missa matutina na Casa Santa Marta, Francisco exortou os leigos e os pastores a…
9
papa missa sinodo REUTERS Tony Gentile

Papa preside Missa na abertura do Sínodo dedicado aos jovens

Out 03, 2018
Santo Padre pediu que o Espírito Santo dê aos padres sinodais a unção com o dom dos…
4