Escrito por João Paulo

Motivados pela mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, os agentes da Pastoral da Comunicação da Paróquia Senhora Sant’Ana participaram de uma palestra sobre Fake News. O evento aconteceu no último domingo, 13, no Centro de Pastoral Dom Antonio Fernando Saburido, em Varjota.

As notícias falsas nas mídias foram o centro das discussões durante a palestra. Uma abordagem que esteve em consonância com a mensagem central para 52º DMCS, que neste ano trouxe como tema: «"A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). Fake news e jornalismo de paz». Assim, norteados pela mensagem do Sumo Pontífice, o Papa Francisco, os palestrantes Samille Sá e João Paulo Oliveira proporcionaram uma reflexão sobre os cuidados a serem tomados diante das notícias e/ou informações que circulam nas mídias, sobretudo nas redes sociais.

Os jornalistas ainda falaram de como as notícias falsas podem ser perigosas. Reforçando através de exemplos, como as notícias distorcidas e infundadas podem alterar negativamente situações cotidianas, deixando vítimas, inclusive em alguns casos, em situações irreversíveis com determinadas exposições.

É a primeira vez que uma discussão nesse formato acontece em Varjota. Nesse sentido, a palestra foi aberta ao público e, além da Pascom, outros representantes da comunidade estiveram presentes participando e interagindo com os jornalistas.

De acordo com Joana Rocha, agente da PasCom, o tema Fake News foi de “suma importância”, e acrescenta: “usando as palavras dos nossos palestrantes dirigentes, como eles mesmo falaram, tão bom seria se mais pessoas pudessem estar presentes e ter tirado proveito o tanto que a gente tirou... saber da importância que é, ‘esse assunto’ tanto para eles quanto para nós que estamos interligados com a comunicação”. A participante ainda afirma: “tenho certeza que cada um aproveitou ao máximo, pois além de tirar muitas dúvidas, o repasse foi muito bem esclarecido, e sem falar que as dicas foram muito enriquecedoras, desde as mínimas quanto às maiores. Parabéns aos excelentes profissionais; Samille e João Paulo. Aguardaremos pelos próximos”, conclui.

Além da palestra os agentes da Pascom iniciaram as atividades do dia participando da missa solene na festa da Ascensão do Senhor, celebração que a eles também foi dedicada.

Por que (e como) devemos fazer o sinal da cruz antes do Evangelho na Missa?

Mai 22, 2018
Muito mais que um mero gesto, uma verdadeira oração! Para os católicos romanos, há um…
8

Diretor da Transparência Internacional no Brasil faz relato aos bispos sobre combate à corrupção

Mai 22, 2018
No final da manhã desta terça-feira, no primeiro turno de trabalhos da reunião do…
5

Alegria na República Centro-Africana pela oração em "sango" na missa do Papa

Mai 22, 2018
Em São Pedro, durante a oração dos fiéis, ouviu-se também a língua falada pelos…
4

Pascom de Varjota celebra Dia Mundial das Comunicações Sociais

Mai 14, 2018
Motivados pela mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial das Comunicações…
33

O uso das redes sociais no despertar das mais variadas vocações na juventude

Mai 14, 2018
Despertar as mais variadas vocações na Igreja no Brasil é o objetivo central da Ação…
10

A oração do Papa pela Indonésia depois de ataques contra igrejas

Mai 14, 2018
O Papa Francisco, na conclusão do Regina Coeli, expressou sua proximidade às comunidades…
11
Foto: Reprodução Youtube – Vatican News

Deus nunca renega seus filhos, enfatiza Papa na catequese

Mai 09, 2018
Na audiência geral desta quarta-feira, Papa atentou para a marca indelével do Batismo,…
9

10 dicas para presentear sua mãe

Mai 09, 2018
Respeite sua mãe para que seus dias sejam de paz e alegriaCom a chegada do Dia das Mães,…
7