Escrito por João Paulo

Com novenas e celebrações nos setores e comunidades, a Paróquia Senhora Sant’Ana celebrou no período de 12 a 19 de agosto a Semana Nacional da Família, que neste ano, em comunhão com o 9º Encontro Mundial das Famílias, trouxe como tema: “Evangelho da família, alegria para o mundo”, temática proposta pelo Papa Francisco.

Na missa de abertura, padre Jacó destaca em sua homilia a importância da valorização da família cristã como antídoto, para muitos dos problemas da sociedade atual, e ainda acrescenta: "nós, os cristãos, que temos plena convicção que a família cristã é um dom de Deus, um dom de Deus para a humanidade, um dom de Deus que me dá saúde física, que me dá saúde emocional, saúde psicológica, saúde espiritual. Nós temos que amar o nosso modelo de família, e dar ao mundo como resposta a toda essa doença, a esses traumas que nos rodeiam: nós temos aqui, mundo! Nós temos aqui o modelo de família! Uma família que é capaz de me curar, de me amar pela força do amor e de também curar as feridas do mundo”, enfatiza o pároco.

Durante a semana, os fiéis das comunidades e setores paroquiais realizaram encontros e celebrações tomando como base as reflexões propostas pelo subsídio “A Hora da Família”, material disponibilizado pela CNBB através da Pastoral Familiar.

Fiéis da Comunidade de Sangradouro, na celebração.Fiéis da Comunidade de Sangradouro, na celebração.Foi um momento muito especial, que tocou nossos corações. Tivemos a oportunidade de partilhar esse encontro com alguns membros da comunidade e sentimos uma boa aceitação, e no final recebemos o abraço de muito obrigado” destacou Cláudia Barroso, coordenadora do setor matrimônio da Pastoral Familiar, ao final do encontro realizado na comunidade de Sangradouro, no último dia 15.

Para a coordenadora da Capela de São Luiz Gonzaga, na comunidade de Olho D’água dos Trajanos, a participação dos fiéis nas celebrações aconteceu de forma significativa, tanto em quantidade quanto em qualidade. “Estou muito satisfeita com os encontros. Muito bom mesmo! Esse livro é maravilhoso!”, afirma Ana Maria, referindo-se ao subsídio utilizado nos encontros.

A Semana Nacional da Família também reforça a importância da participação dos leigos na vida da Igreja, temática reforçada pelo Ano do Laicato, que também foi inserida no contexto das reflexões propostas pela “Hora da Família”.

Foto: KDdesignphoto I Shutterstock

Como transformar 5 fraquezas comuns em pontos fortes

Ago 23, 2018
Você não elimina um mau hábito ou tendência – você trabalha para transformá-lo O…
33

Papa escreve ao teólogo Walford: a Amoris Laetitia deve ser lida na íntegra

Ago 23, 2018
Carta do Papa a Stephen Walford teólogo e pai da família como agradecimento por sua…
32

Paróquia Senhora Sant’Ana celebra Semana Nacional da Família

Ago 22, 2018
Com novenas e celebrações nos setores e comunidades, a Paróquia Senhora Sant’Ana celebrou…
44

Abusos na Igreja: a carta do Papa aos fiéis

Ago 21, 2018
Francisco escreveu uma carta a todo o Povo de Deus para falar da "vergonha" provocada…
20
Foto: Wesley Almeida / cancaonova.com

Como discernir o que é sinal de Deus?

Ago 21, 2018
É necessário ter cuidado e discernir sinceramente se estamos diante do que é um…
21

O poder da bênção de um padre

Ago 21, 2018
Um gesto simples que pode trazer graças especiais para a sua vida Em toda Santa Missa…
35

Dublin. Papa Francisco: rezemos por todas as famílias do mundo

Ago 21, 2018
Tuíte do Papa Francisco para o Encontro Mundial das Famílias que começa hoje em Dublin.…
21

Encontro Mundial das Famílias começa hoje em Dublin

Ago 21, 2018
Cerimônia de abertura será realizada simultaneamente em todas as dioceses da Irlanda.…
25