Escrito por João Paulo

Com novenas e celebrações nos setores e comunidades, a Paróquia Senhora Sant’Ana celebrou no período de 12 a 19 de agosto a Semana Nacional da Família, que neste ano, em comunhão com o 9º Encontro Mundial das Famílias, trouxe como tema: “Evangelho da família, alegria para o mundo”, temática proposta pelo Papa Francisco.

Na missa de abertura, padre Jacó destaca em sua homilia a importância da valorização da família cristã como antídoto, para muitos dos problemas da sociedade atual, e ainda acrescenta: "nós, os cristãos, que temos plena convicção que a família cristã é um dom de Deus, um dom de Deus para a humanidade, um dom de Deus que me dá saúde física, que me dá saúde emocional, saúde psicológica, saúde espiritual. Nós temos que amar o nosso modelo de família, e dar ao mundo como resposta a toda essa doença, a esses traumas que nos rodeiam: nós temos aqui, mundo! Nós temos aqui o modelo de família! Uma família que é capaz de me curar, de me amar pela força do amor e de também curar as feridas do mundo”, enfatiza o pároco.

Durante a semana, os fiéis das comunidades e setores paroquiais realizaram encontros e celebrações tomando como base as reflexões propostas pelo subsídio “A Hora da Família”, material disponibilizado pela CNBB através da Pastoral Familiar.

Fiéis da Comunidade de Sangradouro, na celebração.Fiéis da Comunidade de Sangradouro, na celebração.Foi um momento muito especial, que tocou nossos corações. Tivemos a oportunidade de partilhar esse encontro com alguns membros da comunidade e sentimos uma boa aceitação, e no final recebemos o abraço de muito obrigado” destacou Cláudia Barroso, coordenadora do setor matrimônio da Pastoral Familiar, ao final do encontro realizado na comunidade de Sangradouro, no último dia 15.

Para a coordenadora da Capela de São Luiz Gonzaga, na comunidade de Olho D’água dos Trajanos, a participação dos fiéis nas celebrações aconteceu de forma significativa, tanto em quantidade quanto em qualidade. “Estou muito satisfeita com os encontros. Muito bom mesmo! Esse livro é maravilhoso!”, afirma Ana Maria, referindo-se ao subsídio utilizado nos encontros.

A Semana Nacional da Família também reforça a importância da participação dos leigos na vida da Igreja, temática reforçada pelo Ano do Laicato, que também foi inserida no contexto das reflexões propostas pela “Hora da Família”.

Papa Francisco: a rivalidade e a vanglória causam guerras

Nov 05, 2018
O Papa Francisco celebrou a missa na Casa Santa Marta e recordou que na vida não se deve…
6

Papa a jovens franceses: diálogo deve ser feito com a mente, o coração e as mãos

Out 30, 2018
Um grupo de jovens franceses passou um mês na Província argentina de La Rioja, onde foram…
16

Coleta Missionária, dias 20 e 21/10, visa apoiar o trabalho missionário da Igreja no mundo

Out 17, 2018
Nos próximos dias 20 e 21 de outubro, as comunidades e paróquias católicas realizam em…
32

Jovens do Brasil compartilham experiências efetivas no Sínodo 2018

Out 17, 2018
Ao iniciar a terceira e conclusiva fase do Sínodo dos Bispos no Vaticano, direcionada à…
20

Audiência: não amar é o primeiro passo para matar

Out 17, 2018
Como na semana passada, Francisco aprofundou a quinta palavra do Decálogo: ‘não matarás’,…
21

Papa: é possível sonhar um mundo sem fome. Falta vontade política

Out 16, 2018
“Podemos sonhar um futuro sem fome, mas isso só é legítimo se nos envolvermos em…
25

Pastoral da Comunicação realiza visita missionária na Comunidade Capoeiras

Out 16, 2018
A visita acontece por ocasião do Mês Missionário, em que a Igreja é convidada a…
799

Conselhos de Santa Teresinha para você aprender a lidar com pessoas antipáticas

Out 10, 2018
Ela também não foi uma pessoa fácil, mas aprendeu a dominar a arte da empatia Santa…
37