O evento é promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) do Regional Nordeste 1

Teve início na última quinta-feira, 17, a 22ª Assembleia Regional de Pastoral da CNBB Nordeste 1. O evento que acontece a cada quatro anos, desta vez está sendo sediado na Diocese de Quixadá, e se estenderá até o próximo domingo, 20.

Essa assembleia tem como tema: Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, e lema: Comunidade Eclesial, casa dos Cristãos. De acordo com a presidência do Regional, este momento vivenciado pela Igreja Católica no Ceará tem por objetivo conhecer as Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que terão um período de vigência de 2019 a 2023, e ainda, apresentar a caminhada da Igreja no Regional,
da última Assembleia em Iguatu, até os dias atuais, bem como priorizar ações a serem desenvolvidas no próximo quadriênio.

Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral e presidente da CNBB NE1, que presidiu a abertura com um momento litúrgico, destaca que o período a ser vivenciado é de renovação.“É tempo de buscarmos novos horizontes. E isso se dá com a participação ativa de um povo muito comprometido (...) E juntos nós queremos construir, o nosso objetivo nesta assembleia é aprendermos a construir. Queremos construir pontes, queremos derrubar muros, queremos construir uma casa. E queremos construir uma casa na cidade, uma casa aberta para todos os povos, para todas as raças, casa da fraternidade”, conclui Dom Vasconcelos.

Além dos bispos da arquidiocese e das oito dioceses do Ceará, participam também os representantes das comissões, vigários episcopais, representantes das pastorais, movimentos das dioceses.

Categoria: