Fiéis de todo o Brasil se preparam para a Romaria do Terço dos Homens

De 14 a 16 de fevereiro, são esperados 80.000 homens no Santuário Nacional de Aparecida

Cerca de 80 mil fiéis são esperados na Romaria do Terço dos Homens que acontece a partir do dia 14 de fevereiro em Aparecida, SP.
Participantes de todo o Brasil já se preparam para um dos maiores eventos anuais do Santuário Nacional. É o caso do funcionário público Eduardo Antônio de Souza, um dos fundadores do Terço dos Homens na cidade de Itumbiara, GO. Tudo começou quando ele participou da reza em Palmas, TO. “Eu estava visitando um primo e quando me preparava para viagem de volta ele me disse: ‘antes de você viajar, quero te convidar para rezar um terço’”. E foi lá que ele conheceu essa devoção. “Fiquei muito emocionado com a quantidade de homens que se reuniram para rezar. E pensei: por que não fazer esse terço também em Itumbiara”, disse.

De volta à cidade, Eduardo conversou com amigos sobre a experiência de fé que viveu em Palmas. E juntos eles decidiram se unir para lançar a semente. Apesar da divulgação, apenas 7 pessoas compareceram. No horário marcado, 6 da manhã de um sábado, a igreja ainda estava fechada. Naquele dia se chegou a pensar no adiamento do terço, visto que o número de presentes era pequeno. Porém, pela ação do Espírito Santo, eles decidiram rezar mesmo assim. O primeiro encontro foi na calçada, em frente a paróquia de São Pedro e São Paulo.

O grupo cresceu

A partir daí, os encontros passaram a ser semanais, sempre aos sábados em um novo horário, às 7 da manhã. A cada semana os participantes se reúnem em um endereço diferente, geralmente nas casas dos devotos. Em datas comemorativas, o terço dos homens também é realizado nas igrejas, capelas, associações e até em empresas da cidade.

Se esse primeiro Terço dos Homens reuniu apenas 7 pessoas, hoje a cada encontro esse número passa dos 200 devotos. Com tanta gente, muitas vezes o pessoal fica na calçada, na rua em frente as casas.

Graças alcançadas

Nestes 14 anos de devoção, são inúmeros relatos de graças alcançadas através da oração. Eduardo se lembra bem de um depoimento. “Um amigo meu encontrou o caminho da religiosidade através do Terço dos Homens. Depois que começou a frequentar o terço, fez a primeira comunhão e a crisma. Num dos nossos encontros semanais, ele me fez o seguinte relato: ‘Agora eu posso morrer porque Jesus perdoou os meus pecados. Nossa Senhora me mostrou o caminho do amor, me ensinou a não guardar mágoas. Hoje eu entendo o que é ser um cristão de verdade’. Foi um depoimento muito emocionante. E cerca de dois meses depois, ele morreu. Claro que ficamos tristes com a morte dele, mas por outro lado tivemos a certeza que ele estava em paz com Deus”, comentou.

Peregrinação

Agora, parte dos devotos se prepara para a XII Romaria do Terço dos Homen, no Santuário Nacional, em Aparecida, SP. Esta vai ser a nona participação do grupo. “Lembro que viajamos a partir da segunda romaria. Desde então faço questão de participar. No ano passado, aquela imagem de 80 mil homens do lado de fora do Santuário, com as mãos levantadas, segurando o terço me deixou muito emocionado”, relembrou Eduardo.

Programação

A XII Romaria do Terço dos Homens começa no dia 14 de fevereiro, às 19h30 com a acolhida dos grupos e a Missa de Abertura, que acontece no Santuário Nacional. Depois, haverá a Procissão Luminosa até a Basílica Velha.

A programação continua no sábado e prossegue até domingo. Clique aqui e confira todos os eventos e seus respectivos horários.

Fonte: Aleteia