Pastoral da Criança

Conheça um pouco da nossa caminhada

A trajetória da fundação da Pastoral da Criança é repleta de história e esperança, conquistas, superação e transformação social.
Surgiu da necessidade de diminuir a mortalidade infantil e a desnutrição, onde uma das principais causas eram as diarréias.
Dom Paulo Evaristo Arns, ao estar em uma reunião na Suíça com o Diretor do UNICEF na época, tiveram a idéia de que a Igreja poderia fazer um trabalho para diminuir a mortalidade infantil por causas facilmente preveníveis, ensinando as mães, o soro caseiro.
A partir dessa idéia Dom Paulo Evaristo pensou em sua irmã Zilda Arns para ver o que poderia ser feito.
Dra. Zilda Arns Neumann, lembrou logo de uma passagem da Bíblia. A multiplicação dos 2 peixes e dos 5 pães que saciaram a fome de 5.000 homens, sem contas as mulheres e crianças.
Cheia de fé e confiança em Deus, Dra. Zilda começou a esboçar o projeto com a esperança de ajudar a salvar milhões de crianças no Brasil e no mundo.
Começou a dividir comunidades, capacitar as pessoas que queriam fazer esse trabalho voluntário e passou a visitar as famílias e no final do mês voltava a família para ver se estavam satisfeitos.
O próximo passo então, foi dar início concreto ao trabalho da Pastoral da Criança. Dom Geraldo Magella Agnelo, que hoje é cardeal e mora na Bahia, foi escolhido para acompanhar a Dra. Zilda na organização.
Em Setembro de 1983, a Pastoral da Criança iniciou suas atividades na cidade de Florianópolis, com a finalidade de diminuir a alta taxa de mortalidade infantil existente naquele município.
A partir daí, a Pastoral da Criança só foi crescendo e se fortalecendo em várias partes do Brasil e do mundo. Atualmente estamos em 4.066 municípios acompanhando 1.816.261 crianças menores de 6 anos.
Já marcamos presença também em 17 países.
Nesses anos de caminhada muitas histórias de superação. Quando começamos a Pastoral, de cada mil crianças que nasciam, 80 morriam antes de completar 1 (um) ano. Hoje ainda morre 12 em cada mil. Então foi bem reduzida a mortalidade infantil, mas ainda não basta. Precisamos reduzir mais. Para isso precisamos manter uma qualidade das nossas ações.
Outro benefício grande, foi a redução drástica da desnutrição. Cerca de 150 mil crianças, a cada ano foram recuperadas da desnutrição.
Hoje estamos com 3,6%. Isso graças a um trabalho fantástico que os líderes da Pastoral e toda comunidade colaboraram para que tivesse esse resultado.
“ Tudo isso é graça, tudo isso é dom de Deus!”

A Pastoral da Criança em Varjota

A história da Pastoral da Criança em Varjota, não foi tão diferente, surgiu devido o grande número de crianças pobres e carentes. Foi implantada por missionários que vieram de outros lugares e divulgaram todo o seu trabalho. Dividiram as comunidades, conquistaram as pessoas e fizeram a formação de vários líderes, capazes de acompanharem gestantes e crianças até os 6 anos.
A Pastoral da Criança foi implantada em 13 de abril de 2007.